O que fazer quando não concorda com o valor da sua aposentadoria?

Depois de uma vida de trabalho, esperamos que nossa aposentadoria seja no mínimo confortável. Mas não é sempre isso que acontece.

Não é raro se decepcionar com o valor da aposentadoria concedida pelo INSS, a boa notícia é que o valor do cálculo pode estar errado SIM!

Como saber se a sua aposentadoria está errada?

Somente após um estudo e depois de fazer os cálculos.

Ou seja, é necessária uma análise pormenorizada da vida laborativa para saber se o erro está na espécie de aposentadoria concedida, se não foi considerado algum período, se havia alguma regra mais favorável e não foi aplicada ou se erro está somente no cálculo e valor do benefício.

Não concorda com o valor? Você tem 2 opções:

  • Não aceitar a aposentadoria que o INSS concedeu e buscar ajuda profissional para saber o que pode ser feito para melhorar o valor através de um planejamento previdenciário.

Neste caso é necessário que os valores da aposentadoria não sejam sacados, bem como o valor do FGTS. Aqui é uma recusa da aposentadoria.

  • Ação de revisão de benefício: aqui será analisado o passado, sem influência do que aconteceu após a concessão da aposentadoria. Ou seja, não dá para revisar o valor da sua aposentadoria porque você continuou a trabalhar e recolher mesmo depois de aposentado.

A revisão consiste na análise de tudo o que o INSS considerou ou não quando foi conceder seu benefício.

Por exemplo: vamos analisar se os salários estão corretos; se tem tempo especial; ações trabalhistas; soma de salários concomitantes, entre muitas outras coisas.

Tenho prazo para revisar minha aposentadoria?

Sim! Você tem 10 anos para requerer a revisão do seu benefício, seja aposentadoria, seja pensão por morte.

Mas não espere tanto tempo. Pois, ainda que seja identificado o erro do INSS na concessão da sua aposentadoria, você só terá direito de receber os últimos 05 anos.

Assim, se você se aposentou em 2012, o valor dos atrasados decorrentes da revisão seria apenas de 2018 para cá. Ou seja, você perderia todos os valores entre 2012 e 2018.

Como fazer a revisão?

O pedido de revisão deve iniciar no INSS e somente depois buscar o judiciário.

O INSS erra com muita frequência, mas raramente reconhece esse erro, por isso a grande maioria das revisões acabam indo para o judiciário.

O pedido de revisão deve estar acompanhado das razões, ou seja, você deve identificar o erro e mostrar ele ao INSS, apontando a legislação e apresentando os cálculos.

É muito cuidado ⚠️ revisão de aposentadoria só deverá ser feita após a análise e com os devidos cálculos, pois a revisão tanto pode aumentar quanto diminuir o valor de seu benefício.

Na dúvida busque um advogado especializado e não requeira a revisão sem antes ter certeza. Pois a revisão pode diminuir o valor da sua aposentadoria.

O que fazer quando não concorda com o valor da sua aposentadoria?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo